
Watchmen: heróis falhos e trama inteligente me fizeram voltar a ler quadrinhos
Depois de alguns anos, eu devia ter uns 17 ou 18 anos, foi relançada a série Watchmen, um clássico dos quadrinhos com uma história fora dos padrões que eu havia visto até então. Heróis falhos, personagens densos e uma história complexa, meus olhos se abriram para o mundo dos quadrinhos adultos. Daí fui conhecer as revistas Heavy Metal, Constantine, Sandman e outros.
Porém, haviam algumas dificuldades, essas revistas eram três vezes mais caras que as normais e eram difícieis de serem encontradas em qualquer banca de jornal. Foi então que, ao ler em uma reportagem de jornal, descobri que haviam blogs e sites especializados em scanear quadrinhos e disponibilizá-los gratuitamente na net. Na reportagem em questão, foi citado o blog Rapadura Açucarada, que foi fechado poucos meses depois e hoje vive clandestinamente no submundo da internet.

Cueca por cima das calças? E ainda com um volume muito do suspeito?
Com os scans, descobri que existem muitos quadrinhos da mais alta qualidade. São verdadeiras obras de arte que me fizeram refletir sobre assuntos variados, desde a filosofia até a fisica quântica e a metafísica. Percebi que o gibi também pode ser revolucionário e ir além do homem com a cueca por cima das calças.
Para os iniciantes da nona arte, recomendo começar um sistema de leitura pelos quadrinhos mais consagrados como Batman Cavaleiro das Trevas ou V de Vingança. Quando estiverem mais acostumados às histórias comuns, vão direto aos personagens malucos de Preacher ou qualquer outra papagaiada aprontada pelo Garth Ennis. Aí sim, passem os olhos nas histórias de Manara, Moebius e cia.
Para ajudar voccês nessa empreitada, aqui vão alguns links altamente recomendados para qualquer fã de uma boa história em quadrinhos. Divirtam-se:
Vertigem
Depósito do Calvin
Gibiscuits
Nenhum comentário:
Postar um comentário